Coluna do Celson Bianchi no Jornal Alô Brasília (08/12)


Foto: Celson Bianchi/Jornal Alô Brasília/reprodução.

Sincericídio

O senador José Antônio Reguffe (sem partido-DF) fez duras críticas a Rodrigo Rollemberg (PSB/DF). Segundo o parlamentar, o governador “ainda não entendeu por que ele foi eleito”. Nesses 33 meses de gestão, diz o senador, o socialista jogou “na lata de lixo” o próprio programa de governo. “Espero que ele faça uma inflexão. Acho que ele precisa fazer essa inflexão. Porque não sou só eu que acho que o governo está muito ruim, está uma porcaria, é a sociedade”, afirmou, em entrevista ao programa CB.Poder, da TV Brasília.

Rebate

Em nota, o governador Rodrigo Rollemberg rebateu as críticas de Reguffe: “Não gostaria de acreditar que, do ponto de vista político e pessoal, Reguffe esteja se transformando em mais um parlamentar que só enxerga e vocifera críticas e não reconhece o enorme esforço que o atual governo realiza para recuperar Brasília”.

Obra

Esta semana a Administração Regional de São Sebastião deu início à obra de revitalização de um canal, que existe há 33 anos na cidade, para o melhor aproveitamento da água. Uma reunião foi feita com representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (EMATER – DF), com a Associação dos Usuários das Águas do Canal e do Córrego Santo Antônio da Papuda e produtores rurais para tratar do assunto. O canal que, atualmente, está a céu aberto, tem todos os problemas de infiltração, assoreamento, contaminação e será tubulado. A água, inclusive, não será desperdiçada, porque ela retornará para o Córrego do Ribeirão da Papuda. O canal corta um local chamado Recanto da Conquista, uma região composta por 20 chácaras. Serão 2600 metros de canalização e a revitalização do canal deve durar de 2 a 3 meses para ficar concluída.

Homenagem

O senador Ronaldo Caiado (DEM/GO) foi agraciado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) com a Comenda Zilda Arns Neumann. A condecoração é dada a personalidades que se destacaram nos campos da medicina e da responsabilidade social. "Muito orgulho por receber essa homenagem. Reforço aqui a meus colegas médicos o compromisso de representar não só a classe como todo o setor de saúde no Senado. Ser médico já é motivo de orgulho, mas também um compromisso enorme pelo tanto que podemos fazer pelos outros", agradeceu.


Homenagem 2

O senador recebeu a comenda do conselheiro representante de Goiás Salomão Rodrigues Filho. Também foram homenageados em outras categorias os médicos José da Silva Guedes, Júlio Rufino Torres, Mario Barreto Corrêa Lima e Heitor Rosa. A cerimônia aconteceu na sede do CFM em Brasília.


Esporte

O programa Compete Brasília está perto de virar lei. A iniciativa consta da proposta aprovada em segundo turno pela Câmara Legislativa. Apresentado pelo deputado Julio Cesar (PRB/DF), ex-secretário de Esporte do GDF, o projeto tem como objetivo incentivar atletas e técnicos a participarem de competições e eventos de aprimoramento da prática desportiva de rendimento. O incentivo previsto na proposição se dará por meio da concessão de passagens aéreas ou rodoviárias nacionais e internacionais, bem como do custeio de alimentação e hospedagem.


Esporte 2

Segundo o texto, as despesas para a execução do Compete Brasília serão custeadas em sua totalidade pela Secretaria de Esporte e Lazer do governo do Distrito Federal, além de contarem com o apoio financeiro do Fundo de Apoio ao Esporte (FAE). Para entrar em vigor já em 2017, deverá ser criada dotação específica no Orçamento de cerca de R$ 4,5 milhões.

Reivindicação

O plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, em primeiro turno, o Projeto de Lei de autoria da deputada Distrital Telma Rufino (PROS/DF), que proíbe a instalação de albergues próximo a áreas residenciais e escolas. O pedido atende a reivindicação da comunidade do Areal que, durante sessão da Câmara em Movimento, realizada no mês de junho, relatou aos parlamentares presentes os constantes casos de violência em virtude do centro de acolhimento existente na cidade.


Reivindicação 2

De acordo com a parlamentar, a remoção do albergue é a principal reclamação da população do Areal, Arniqueira, Águas Claras e região. "O albergue está localizado no centro da cidade. Hoje, os moradores se queixam do aumento da criminalidade, do constante tráfico de drogas, de furtos e assaltos à pessoas, comércios, residências e veículos, assim como os casos de abuso sexual que também são relatados por quem mora na área", explicou.

Reforço

O plenário da Câmara Legislativa aprovou o Projeto de Lei que obriga a contratação de vigilância armada 24 horas em agências bancárias e cooperativas de crédito. De autoria do deputado Chico Vigilante (PT), o projeto estabelece a vigilância ininterrupta inclusive aos finais de semana e feriados. O descumprimento da lei acarretará em multas diárias de R$ 5 mil às instituições bancárias, com aplicação em dobro em caso de reincidência.

Reforço 2

Pelo projeto, os vigilantes das instituições bancárias deverão permanecer no interior das agências, em local seguro. Também está determinada a instalação de um “botão de pânico” e telefone para rápido acionamento da polícia, em caso de sinistro. De acordo com Vigilante, leis semelhantes estão em vigor em Porto Alegre e em diversas cidades gaúchas.

Reflexão do dia 

Parte do cenário socio-politico de profunda crise do Brasil é a prova de como nossas ações, grandes ou pequenas, sempre terão consequências, cedo ou tarde. As escolhas pessoais e arrogantes de Collor, FHC e Lula são a prova disso. 

Leandro Mazzini- jornalista. Fonte: Jornal Alô Brasília.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.