Deputado Izalci Lucas sugere a criação de um comitê para ajudar o DF a sair da crise

Izalci Lucas. Foto: PSDB/internet/reprodução.

Tendo em Vista o grave Momento Político-Administrativo-Financeiro por que passa o Distrito Federal, os deputados distritais, federais e senadores eleitos pela Capital do País se reúnem nesta terça-feira (31) para firmar um pacto pelo DF. O coordenador da bancada no Congresso, deputado federal Izalci Lucas (PSDB) vai sugerir aos colegas a criação de um Comitê de Avaliação Estratégica (CPAE) para ajudar o Distrito Federal a sair da crise em que se encontra. Se aprovada pelos parlamentares, a sugestão será levada ao governador Rodrigo Rollemberg .
 O CPAE será composto por 1 senador, dois deputados federais e 3 deputados distritais. O coordenador da bancada federal e o presidente da Câmara Legislativa terão assento garantido, além das demais cotas anteriormente citadas. O Comitê terá reuniões quinzenais com o governador e/ou membros do governo local por ele indicados para o levantamento de dados e a apresentação de sugestões setoriais para ações de curto prazo e também para a definição de programas estratégicos de médio e longo prazo. Poderá ainda propor reuniões com entidades de classe ou quaisquer outras representantes da sociedade organizada do DF com vistas a levantar dados e sugestões para a melhor definição dos rumos político, administrativo e financeiro do Distrito Federal.
O CPAE terá funções apenas consultivas e de aconselhamento, sendo que o governador terá plena liberdade para acatar ou não as sugestões apresentadas pelo Comitê.
O deputado Izalci vai sugerir também alguns temas prioritários para o debate e deliberação dos parlamentares. Dentre eles, a CRISE HÍDRICA para se buscar resolver as questões que travam Corumba IV; a definição no PDOT e na LUOS de áreas para desenvolvimento econômico em cada Região Administrativa; a recuperação dos recursos do Fundo Constitucional; a regularização fundiária por meio de parceria com a Polícia Federal, Exercito, Ministério da Defesa, Ministério Público e TJDT a exemplo do que está sendo feito no Pará e Amazonas e, por fim, a questão das tarifas do transporte público.
Para o parlamentar tucano que coordena a bancada do DF no Congresso, a intenção dos parlamentares é ajudar o Distrito Federal a sair da crise e voltar a oferecer oportunidades e serviços de qualidade à população. “Tem coisas que são da esfera da política local e outras que são da federal. Vamos buscar essas alternativas juntos”, lembrou Izalci.
Fonte: Guilherme Pontes.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.